Quimica é Show

Quimica é Show

sábado, 17 de setembro de 2011

A quimica e você


A química e você:

A Importância das    
Bases


É importante sabermos quais alimentos são ácidos ou alcalinos para podermos manter o equilíbrio ácido-básico em nosso organismo. Só para esclarecer: alcalino é o mesmo que básico.

Definindo: Bases são substâncias que, em
solução aquosa, sofrem dissociação liberando o ânion OH-.

Na verdade iremos
testar seu conhecimento sobre o assunto propondo a seguinte pergunta:

O tomate possui acidez ou alcalinidade? Se alguém te perguntasse você saberia responder? Muita gente acha que é ácido por possuir um “azedinho”, mas é alcalino e sua ingestão auxilia a controlar o equilíbrio ácido-básico em nosso corpo. Essa mesma função é realizada por outros alimentos básicos, como: leite, legumes e frutas, creme de leite, água natural, temperos (orégano, salsinha, coentro, entre outros).

Já vimos que as bases estão presentes em nossas vidas diariamente através da alimentação, mas não é só nos alimentos, quando vamos lavar a louça, por exemplo, nos deparamos com uma base: o sabão, que contém o componente Hidróxido de sódio (NaOH) como ingrediente
fundamental. O NaOH é uma base forte e constitui a maioria dos produtos para higiene doméstica, como sapólio, detergentes, alvejantes, etc.


FONTE: http://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/bases-no-cotidiano.htm



Principais: Bases, sais, óxidos e ácidos e suas aplicações

Bases:
  • Hidróxido de sódio ou soda cáustica (NaOH)
    • É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricado e consumido em grandes quantidades.
    • É usado na fabricação do sabão e glicerina:
      (óleos e gorduras) + NaOH ® glicerina + sabão
    • É usado na fabricação de sais de sódio em geral. Exemplo: salitre.
      HNO3 + NaOH ® NaNO3 + H2O
    • É usado em inúmeros processos industriais na petroquímica e na fabricação de papel, celulose, corantes, etc.
    • É usado na limpeza doméstica. É muito corrosivo e exige muito cuidado ao ser manuseado.
    • É fabricado por eletrólise de solução aquosa de sal de cozinha. Na eletrólise, além do NaOH, obtêm-se o H2 e o Cl2, que têm grandes aplicações industriais.
  • Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2)
    • É a cal hidratada ou cal extinta ou cal apagada.
    • É obtida pela reação da cal viva ou cal virgem com a água. É o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa:
    • É consumido em grandes quantidades nas pinturas a cal (caiação) e no preparo da argamassa usada na alvenaria.
  • Amônia (NH3) e hidróxido de amônio (NH4OH)
    • Hidróxido de amônio é a solução aquosa do gás amônia. Esta solução é também chamada de amoníaco.
    • A amônia é um gás incolor de cheiro forte e muito irritante.
    • A amônia é fabricada em enormes quantidades na indústria. Sua principal aplicação é a fabricação de ácido nítrico.
    • É também usada na fabricação de sais de amônio, muito usados como fertilizantes na agricultura. Exemplos: NH4NO3, (NH4)2SO4, (NH4)3PO4
    • A amônia é usada na fabricação de produtos de limpeza doméstica, como Ajax, Fúria, etc.
  • Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2)
    • É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico.
      Mg(OH)2 + 2HCl ® MgCl2 + 2H2O
  • Hidróxido de alumínio (Al(OH)3)
    • É muito usado em medicamentos antiácidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc.

Óxidos:
Peróxidos: na indústria são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, poupa de celulose, etc. Para essas utilizações sua concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio. A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como anti-séptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pêlos e cabelos.
Dióxido de silício: é o óxido mais abundante da crosta terrestre, ele é um dos componentes dos cristais, das rochas e da areia.
Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
Óxido Nitroso (N2O): Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.
Dióxido de Enxofre (SO2): É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.
Monóxido de Carbono (CO): Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Sais:


O sal iodeto de sódio previne o “bócio”.
Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) --> É usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. É também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos, etc., uma vez que libera gás carbônico aquecido, o gás carbônico permite o crescimento da massa. É, ainda, usado para fabricar extintores de incêndio de espuma.
Carbonato de Cálcio (CaCO3) --> Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio (calcário) é também empregado na fabricação do vidro comum e do cimento.
Sulfato de Cálcio (CaSO4) --> É um sal usado na fabricação do giz e do gesso de porcelana.
Cloreto de Sódio (NaCl) --> Este sal é intensamente usado na alimentação e também na conservação de certos alimentos; além disso, é um dos componentes do soro caseiro, usado no combate à desidratação. No sal de cozinha, além do cloreto de sódio existe uma pequena quantidade de iodeto de sódio (Nal) e de potássio (Kl). Isso previne o organismo contra o bócio ou "papo", doença que se caracteriza por um crescimento exagerado da glândula tireóide, quando a alimentação é deficiente em sais de iodo.
Fluoreto de Sódio (NaF) --> É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente.
Nitrato de Sódio (NaNO 3) --> Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns.



Ácidos:
-Ácido Fluorídrico (HF): É venenoso. Possui peculiaridade de corroer o vidro, desta forma, deve ser armazenado em frascos de polietileno, sendo um ácido utilizado para a realização de gravações em cristais e vidros, como por exemplo, a numeração existente na parte inferior dos vidros dos carros, o qual é gravado com o auxílio deste ácido.
-Ácido Clorídrico (HCl): O ácido Clorídrico puro (cloridreto) é um gás incolor, super tóxico, não inflamável e corrosivo. Sua solução aquosa é chamada de ácido clorídrico, o qual pode ser vendido comercialmente com o nome de ácido muriático, sendo impuro, e utilizado para a limpeza de pisos e de peças metálicas antes de soldagens, como por exemplo, em construções civis, onde é usado para remover respingos de cal em azulejos e pisos. Além disso, é utilizado na indústria e em laboratórios, e ainda se faz presente em nosso próprio corpo, no suco gástrico, para auxiliar na digestão.
-Ácido Sulfídrico (H2S): É um ácido altamente tóxico e inflamável, sendo fortemente irritante para as mucosas. O H2S é composto na decomposição de materiais orgânicos que possuem enxofre. Possui odor bastante desagradável, o qual se assemelha com o odor de ovo podre. É utilizado como redutor e em reações de precipitação.
-Ácido Cianídrico (HCN): É um ácido extremamente tóxico, pois age sobre a hemoglobina do sangue, sendo assim um gás de ação venenosa mais veloz. É utilizado em câmaras de gás para execução de pessoas condenadas à pena de morte por tal método, sendo que por curiosidade, a primeira vítima foi seu descobridor, Carl Wilhelm Scheele, que deixou cair um vidro contendo a solução. É utilizado também na fabricação de plásticos, cianetos, corantes e outros produtos do gênero. O ácido cianídrico ser conservado fora do contato com a luz, mesmo difusa, pois pode causar a sua explosão. É vendido comercialmente com o nome de ácido prússico.
-Ácido Carbônico (H2CO3): É um dos componentes das bebidas gaseificadas, sendo altamente instável, gerando água e gás carbônico, com os quais cria-se um equilíbrio dinâmico, formando CO2 + H2O H2CO3. Quando se combina com a água da chuva, o gás carbônico origina-se no ácido carbônico, independentemente de poluição, o que faz com que concluamos que toda chuva é acida.
-Ácido Fosfórico (H3PO4): É encontrado comumente no comércio na forma de um líquido viscoso, ou seja, em solução aquosa a 85%. É utilizado na fabricação de fertilizantes (superfosfatos e fosfatos), nas indústrias de vidro e tinturaria, por exemplo. Além disso, também é empregado como acidulante em refrigerantes, principalmente os de sabor Cola.
-Ácido Sulfúrico (H2SO4): Já se faz presente e conhecido pelos alquimistas do século X, o qual foi inserido na Europa somente no século XV, recebendo o nome de vitríolo. É incolor, relativamente denso, oleoso, tem a capacidade de carbonizar açucares, é corrosivo e com grande poder desidratante somente quando concentrado, podendo causar queimaduras na pele e ‘furos’ em determinados tecidos. A sua maior utilização é na produção de fertilizantes, mas também é utilizado em baterias ou acumuladores de automóveis, na indústria petroquímica, na fabricação de corantes e papel. Quando concentrado, é um ácido oxidante, e higroscópico, tendo a capacidade de absorver água da atmosfera. Sua dissolução em água é altamente exotérmica, sendo assim responsável por um tipo de chuva ácida, típico de ambientes poluídos.
-Ácido Nítrico (HNO3): É um líquido corrosivo, incolor e muito volátil, que desprende vapores muito tóxico. Ficando apenas atrás do ácido sulfúrico, o ácido nítrico é o mais fabricado e consumido na indústria, sendo mais utilizado na fabricação de explosivos, além de ser importante na produção de fertilizantes agrícolas, drogas, corantes, sínteses orgânicas e muitos outros. É possível encontrá-lo concentrado ou diluído, apesar de ser um ácido oxidante. O HNO3 é responsável por outro tipo de chuva ácida, a qual é também típica de ambientes poluídos, mesmo que possa se formar ao longo da ocorrência de chuvas acompanhadas de relâmpagos em ambientes não-poluídos. Antigamente era conhecido entre os alquimistas como água forte, e é um dos ácidos mais fabricados e consumidos pela indústria.
-Ácido Acético (CH3COOH) – Orgânico: É um líquido incolor, de cheiro peculiar e penetrante, solúvel em água em qualquer proporção. Na atualidade é utilizado principalmente como condimento culinário, ou seja, no vinagre, sendo uma solução aquosa de ácido acético a ± 4%.



Poluentes Capazes de Gerar a chuva ácida



A água da chuva é normalmente ácida. Porém, a presença de poluentes no ar atmosférico (ácido sulfúrico, ácido clorídrico, trióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio) torna a água da chuva mais ácida ainda.
Rios, lagos, solos atingidos pela chuva ácida tem sua acidez aumentada. Os solos podem perder nutrientes, como o potássio, cálcio e magnésio, com sérios danos para a vegetação.

FONTE: Livro de geografia. Volume único. De Lúcia Marina e Tércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário